top of page

Contaminação por Compostos Orgânicos Voláteis - COV

Compostos orgânicos voláteis, VOC ou VOC, (en ingles) são produtos químicos que contêm carbono que são facilmente convertidos em vapor ou gás, normalmente em forma gasosa à temperatura ambiente.
Os COVs são todos hidrocarbonetos com menos de 12 átomos de carbono e contêm, juntamente com carbono, hidrogênio, oxigênio, flúor, cloro, bromo, enxofre ou nitrogênio. São compostos voláteis, solúveis em gordura, tóxicos e inflamáveis. Os mais abundantes no ar são: metano, tolueno, n-butano, i-pentano, etano, benzeno, n-pentano, propano e etileno.

O VOC é liberado pela queima de combustíveis, como gasolina, madeira, carvão ou gás natural. Eles também são liberados por solventes, tintas e outros produtos usados e armazenados em casa e no local de trabalho.
Exemplos de compostos orgânicos voláteis incluem:
Naturais como o isoprene, pinene e limoneno e Artificiais como o benzeno, tolueno, nitrobenzeno
Outros exemplos são formaldeído, clorobenzeno, solventes como tolueno, xileno, acetona e tetracloroetileno (ou percloroetileno), o principal solvente usado na indústria de limpeza a seco.

 

Os COV são altamente combinativos como outros elementos e por tanto acabam contaminando estes sejam a própria atmosfera, como as nossas cidades, o nosso lar, e o nosso corpo.

 

No nível atmosférico eles produzem exaustão de ozônio estratosférico, destroem a camada de ozônio. Mais não pára aqui, porque os mesmos COV geram a formação fotoquímica de ozônio troposférico. É dizer o ozônio fito-tóxico tanto para plantas como animais, tornando o oxigênio que utilizamos para respirar em gases cheios de metais pesados e sustâncias oxidantes. Chegando a criação do efeito estufa devido a essa reação química que impede a distribuição dos hidroxilos.

 

Finalmente ao tocante a saúde os efeitos dos compostos orgânicos voláteis são variados, dependendo do composto e do tempo a que foi exposto. A exposição a esses contaminantes pode ser feita por inalação, ingestão ou contato com a pele. Além disso, compostos orgânicos voláteis são solúveis em gordura, e graças à sua afinidade por gorduras eles acumuladas em várias partes do corpo humano.

A curto prazo, os COV pode causar: irritação nos olhos, garganta e nariz, náusea, dor de cabeça, vômitos sanguíneos, reações alérgicas, inchaço, tontura, dores de estômago e fadiga intestinal, manchas de pele e distúrbios de memória.

E a longo prazo, eles podem danificar o fígado, rins, sistema nervoso central e no intestino delgado ate criar buracos causadores de morte. Além de cancerígenos, como benzeno e 1,3-butadieno, são classificados como cancerígenos e mutagênicos.

@2017 por Jordi Badia Pascual | Arquiteto - Geobiólogo - Articulador Morfogenético

  • Icono email BNq
  • Whats BN
  • Instagram BN
  • LinkedIn B&W
  • Facebook B&W
bottom of page